Cómics: Mafalda

25 maio

Rir é muito bom, mas rir das historietas o cómics da Mafalda (em Espanhol, por supuesto) é melhor ainda. Portanto, quero manter uma regularidade de posts com tirinhas da menininha mais famosa dos quadrinhos e da Argentina.                    Hoje, como será o primeiro post “da série” quero contar um pouquinho da história e de como surgiu a personagem.

Mafalda é a personagem do cartunista Quino. O autor publicou tirinhas durante nove anos: de 1964 a 1973. Passando por publicações diárias e semanais nos jornais e revistas. Para dar vida a Mafalda, Quino enfrentou a ditadura militar de seu país para falar de censura, feminismo, crises econômicas e política internacional. Virando então, um dos símbolos dos anos 70.

A criatura e o criador

Curiosidades sobre Mafalda: Ela é uma garotinha de sete anos, que odeia sopa, ama Beatles e o desenho Pica-Pau. Em Buenos Aires tem uma praça chamada “Mafalda”.

Plaza Mafalda

Suas 1 928 tiras já foram publicadas em mais de 20 idiomas, incluindo russo, polonês e norueguês. Praticamente todas essas histórias, que ainda saem em jornais ao redor do mundo, estão reunidas na hilária coletânea Toda Mafalda.

Depois dessa aula de história/cultura/curiosidades aqui no blog. Tenho a honra de informar que está aberta a temporada “Mafalda no Hambrienta”.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: